Sábado, 16 de Outubro de 2021 08:58
(62) 9 84257527
Aparecida de Goiânia CEROL

Mais de 500 carretéis de linhas cortantes são apreendidas em Aparecida de Goiânia

Campanha contra linhas cortantes durante brincadeira de empinar pipa segue até agosto em Aparecida

20/07/2021 14h52
182
Por: Lorena Lázaro
 Mais de 500 carretéis de linhas cortantes são apreendidas em Aparecida de Goiânia

A Guarda Civil Municipal de Aparecida (GCM) apreendeu entre os dias 19 de junho e 19 de julho centenas de pipas e carretéis de linhas cortantes em vários bairros da cidade. As apreensões ocorreram durante a 10ª edição da campanha “A Vida Por um Fio”, deflagrada no dia 19 de junho com o objetivo de coibir no município a comercialização e o uso de linhas perigosas na brincadeira de empinar pipa.

 

No período de 30 dias foram apreendidas 512 pipas e 537 carretéis de linhas com cerol – fabricada a partir da mistura de vidro moído e cola, bem como as linhas chilena e Indonésia, consideradas como “lâminas” nas competições de pipeiros. Os bairros que até o momento apresentaram maior número de denúncias são Jardim Tiradentes, setor Colina Azul e Parque Trindade.

 

“Não é uma brincadeira empinar pipa com linhas perigosas e que oferecem risco à vida das pessoas. Por isso, nossas equipes da Guarda Civil estão nas ruas autuando na conscientização e apreendendo esse tipo de material, que é ilegal e perigoso”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido.

 

O comandante da Guarda Civil de Aparecida, inspetor Weber Júnior, afirma que é proibido na cidade empinar pipa com linhas cortantes. “Esse tipo de linha pode, inclusive, ceifar vidas. São centenas de materiais apreendidos até o momento e isso mostra que algumas pessoas ainda insistem em descumprir normas de segurança. É importante lembrar que temos uma legislação municipal que não permite o uso e comercialização desse tipo de linha em nossa cidade”, destacou.

 

Segundo o comandante, a operação continuará por todos os bairros da cidade até o final de agosto. E a população pode registrar denúncia ao flagrar pipeiros usando linhas cortantes. Basta acionar a Guarda Civil por meio do telefone 153 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp 3545-5992.

 

Legislação

A Lei Municipal nº 3.393/2017 que regulamenta a brincadeira de empinar pipa e similares em Aparecida proíbe a comercialização e utilização de “linha cortante, cerol ou vidro moído” na modalidade recreativa. O comerciante que vender esse tipo de material terá o material apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3 mil ao autor da infração.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias