Segunda, 21 de Junho de 2021
(62) 9 84257527
Geral Tocantins

Governo do Tocantins divulga balanço de ações de fiscalização de saneamento do primeiro semestre do ano

Operações da Agência de Regulação ocorreram em 19 municípios abastecidos pela BRK\Ambiental, resultaram em 47 notificações e 11 autuações com aplicação de penalidades e multas

08/06/2021 21h10
27
Por: Thays Maciel Fonte: Secom Tocantins
Estação de Captação no município de Arraias - Foto: ATR/Governo do Tocantins
Estação de Captação no município de Arraias - Foto: ATR/Governo do Tocantins

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos do Tocantins (ATR), realizou Ações de Fiscalizações nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário que são operados pelas concessionárias BRK\Ambiental e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), nas regiões sul e sudeste do estado de Tocantins.

As operações ocorreram em 19 municípios e tiveram como objetivo fiscalizar as captações em rios ou poços, tratamento, reservação e a distribuição da água fornecida à população. Foram realizadas também análises na rede de distribuição de água, dando destaque aos parâmetros de desinfecção. Nos sistemas de esgotamento sanitário, as inspeções ocorreram desde a coleta, transporte, tratamento até o lançamento dos efluentes nos corpos receptores.

Obedecendo aos protocolos de segurança recomendados durante a pandemia, as ações de fiscalização nesse primeiro semestre de 2021 resultaram em 47 notificações e 11 autuações com aplicação de penalidades e multas para BRK\Ambiental.

Segundo o gerente de Fiscalização de Saneamento da ATR, Robson Gabriel, o principal objetivo das ações de fiscalização é garantir a qualidade da prestação de serviços, bem como no atendimento aos usuários.

O presidente da ATR, Edson Cabral, ressalta que para a ATR cumprir o seu papel, inclusive na defesa dos direitos dos usuários, “é necessário continuarmos desenvolvendo esforços no sentido de dotar a equipe de fiscalização na aquisição de equipamentos, veículos e ampliação da equipe, com servidores capacitados para que esse trabalho tenha continuidade no segundo semestre de 2021”.

Governo do Tocantins divulga balanço de ações de fiscalização de saneamento do primeiro semestre do ano
Fiscal da ATR aferindo a pressão da água com o Manômetro em Porto Nacional - ATR/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins divulga balanço de ações de fiscalização de saneamento do primeiro semestre do ano
Equipe de Fiscalização de Saneamento reforçando as medidas de segurança para o combate a proliferação da Covid-19 - ATR/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias