Terça, 13 de Abril de 2021 14:18
(62) 9 84257527
Saúde Covid-19

Empresários de Inhumas se unem no combate ao Covid

Ação mobilizada pela Opyt aumenta em quase 50% o número de monitores nos leitos de município goiano

05/03/2021 15h11
196
Por:
Empresários de Inhumas se unem no combate ao Covid

 

O Município de Inhumas, assim como a maioria das cidades brasileiras, está enfrentando uma situação alarmante quando o assunto é o atendimento no sistema de saúde. Mas uma ação iniciada pela Opyt e abraçada por empresários de diferentes ramos do município, mostra como a atual realidade está sensibilizando a todos. Eles se uniram para contribuir e juntos doaram monitores multiparamétricos para viabilizar os atendimentos médicos.

“Quando vimos o agravamento da situação, decreto com medidas mais restritivas e fechamento do comércio, causados pela superlotação do sistema de saúde na cidade, procuramos outros empresários de Inhumas que prontamente aderiram à ação e em contato com a Secretaria Municipal de Saúde percebemos a necessidade dos monitores.”, conta o porta-voz da Opyt, Matheus Perdiza.

A empresa de provedor de internet Opyt, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Inhumas, a Araguatins, loja de materiais de construção, doaram, cada um, um monitor. Mas O Boticário, a Cia dos Estofados, a loja Américos Calçados e CLP Enxovais, também se uniram e juntos doaram mais um equipamento.

Mesmo antes do decreto da macro região de Goiânia, já haviam medidas restritivas para a circulação de pessoas aqui no município. “Nós estamos com 100% dos leitos ocupados há uma semana.”, explica o secretário de comunicação da prefeitura de Inhumas, Silvano Lima. “A partir do momento crítico, a classe empresarial tomou conhecimento da atual situação, se sensibilizou e somou forças com o prefeito no combate ao Covid.”, conclui o secretário.

De olho nos números

O Município de Inhumas está hoje com 4.729 casos confirmados, sendo 45 em internação, e uma média de 200 pacientes passando por atendimento por dia no Centro de Acolhimento à Covid-19. Antes da pandemia, eram 11 leitos, que conseguiam atender às demandas da cidade, e agora já são 30 unidades destinados apenas para pacientes de Covid e mais 19 na UPA, que atende pacientes de Covid e demais patologias.

Eram oito monitores e agora o município receberá mais quatro, totalizando 12 equipamentos. “Diante dos números de pacientes graves internados, a doação desses equipamentos é de extrema importância e irá ajudar muito o nosso trabalho de combate à Covid-19.”, comenta Sarah Vieira, diretora da UPA Lazaro Alberto de Morais. Com as doações, o número de monitores disponíveis terá um aumento de quase 50%.

Importância do equipamento

O monitor multiparâmetro de sinais vitais, também chamado de monitor multiparamétrico, está entre os equipamentos mais importantes em leitos de cuidados intermediários ou semi-intensivos. Com ele é possível verificar em tempo real a condição de saúde do paciente, através de alarmes visuais e sonoros e informações na tela e assim monitorar parâmetros básicos como, frequência cardíaca, saturação do oxigênio, temperatura, pressão arterial e batimentos cardíacos.

 “Precisamos desses equipamentos para os casos mais graves, que infelizmente nesse momento são muitos.”, explica a médica diretora clínica do hospital Municipal da Cidade, Cibelle Camilo Jardim.

“Os pacientes de Covid estão recebendo altas doses de oxigênio e as vezes passam por uma instabilidade com relação a regulação da pressão arterial e oscilação da frequência cardíaca. Com o equipamento nós conseguimos detectar precocemente qualquer alteração no quadro e assim podemos atuar para a melhor desse paciente.”, completa a médica.

Sobre a Opyt

A Opyt é um provedor de internet com sede em Inhumas, GO, e, com três anos de operação, soma mais de 30 mil clientes em sua base. Hoje, atua em doze cidades do estado, sendo elas: Inhumas, Itauçu, Trindade, Mara Rosa, Porangatu, Goiatuba, Buriti Alegre, Santa Tereza do Goiás, Petrolina, Alto Horizonte e Acreúna.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias