Terça, 13 de Abril de 2021 13:33
(62) 9 84257527
Aparecida de Goiânia Torneio

Torneio de xadrez será realizado pela primeira vez em Aparecida de Goiânia

O Aberto do Brasil de Aparecida de Goiânia acontece de sexta-feira (26) a domingo (28), no Aparecida Shopping

25/02/2021 16h51
336
Por:
Torneio de xadrez será realizado pela primeira vez em Aparecida de Goiânia

 

Será realizado neste fim de semana, de sexta-feira (26) a domingo (28), o primeiro torneio de xadrez em Aparecida de Goiânia, no Aparecida Shopping. O evento tem como objetivo promover o xadrez goiano pela Federação de Xadrez do Estado de Goiás, ele contará com diversos participantes, entre eles, o goiano Victor Labussiere, que atualmente é Mestre FIDE (MF), ocupa a 35ª colocação dos jogadores brasileiros e é o melhor Sub – 20 Nacional. Ao todo serão 70 atletas de três países – incluindo 11 jogadores do Brasil.

O Torneio será organizado pelo Centro Educacional Xeque Mate, dirigido pelo GM André Diamant e será aberto a todos os enxadristas registrados na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), com a anuidade em dia do ano de 2021. O campeão levará como prêmio o valor de 2 mil reais.

Entre os principais jogadores estão:

Victor Labussiere

É representante do Estado de Goiás, que atualmente é MF (Mestre FIDE) e ocupa a 35ª colocação dos jogadores brasileiros e o melhor Sub – 20 nacional.

Nascido em 08 de abril de 2004, Victor vem obtendo resultados expressivos no cenário nacional tendo obtido a 12ª colocação no VII FLORIPA CHESS OPEN 2021 que é o maior torneio da atualidade no Brasil. Com 12 anos de idade ele e seu irmão gêmeo Yago se destacaram no Campeonato Brasileiro e foram selecionados para participarem do Pan-Americano de Xadrez em Montevidéu, sendo considerado um resultado histórico para o xadrez goiano.

O jovem “aprendiz de bruxo” vem como candidato ao título máximo do Aberto de Aparecida de Goiânia, devendo para isso ultrapassar alguns obstáculos.

Alexander Fier

Nascido em Joinville – SC a 11 de março de 1988, Alexandre Fier dispensa apresentações entre os enxadristas dos brasileiros, é o atual Campeão Brasileiro conquistou o VII FLORIPA CHESS OPEN 2021, ele é o número um na lista inicial do I Aberto do Brasil de Aparecida de Goiânia.

“Além de seu ELO de 2576 e de seus últimos resultados é uma obrigação colocar o GM Alexandre Fier na lista de favoritos.

Com dezesseis anos de idade, alcançou o título de Mestre Internacional e dois anos mais tarde o de Grande Mestre, tornando-se o segundo mais jovem brasileiro a atingir tal feito. Fier era um dos sete Grandes Mestres Internacionais brasileiros no ano de 2007, e passou a ser o número um em 2009, quando atingiu a posição 95 no ranking mundial. Na lista da FIDE de junho de 2018 ele é o número 2 do Brasil.

Dono de um estilo de jogo denominado “caótico” por ele próprio, é conhecido carinhosamente por sua legião de fãs como “No Fier”, que em inglês significa “sem medo”. Atualmente o jogador vive em Tbilisi, na Geórgia, com sua esposa, a também enxadrista Nino Maisuradze, e o filho do casal, o pequeno Viktor Fier. A mudança de endereço permite que Fier seja o enxadrista brasileiro mais atuante nos torneios internacionais, especialmente os europeus.

André Diamant

O atual vice-campeão brasileiro é outro que dispensa apresentações e é presença garantida em praticamente qualquer lista de favoritos deste torneio. Natural de Fortaleza – CE nascido em 09 de fevereiro de 1990, aos seis anos de idade começou a ser treinado por Sidney Corrêa Filho. Aos oito anos tomou aulas de xadrez no Clube Hebraica, vindo a apresentar um excepcional desempenho como jovem enxadrista. Em 2000, com o patrocínio do clube, fez um estágio de quatro meses em São Petersburgo, na academia de Alexander Khalifman, um dos melhores enxadristas do mundo e depois seguiu para aprofundar seus conhecimentos e estudar na Espanha. Conquistou os títulos de campeão pan-americano em 2001 na categoria sub-12 e de campeão paulista e brasileiro na categoria sub-16. Diamant também já integrou a equipe olímpica brasileira, tendo representado o país na 38ª Olimpíada de Xadrez, além de ter obtido a medalha de prata em Macabíada Mundial, ocorrido na cidade de Jerusalém.

Em 2008, com apenas dezoito anos de idade, conquistou o título de campeão brasileiro na 75ª edição do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, superando o campeão anterior, o GM Giovanni Vescovi.

André mora atualmente em Goiânia – GO e dirige o Centro Educacional Xeque Mate e é considerado o melhor treinador de xadrez do Brasil, tendo sido o treinador da equipe olímpica feminina que disputou o grupo “D” da TOP Disision da Olimpiada OnLine da FIDE.

Neuris Delgado

Neuris Delgado Ramírez (nascido em 1981) é um jogador de xadrez cubano-paraguaio e que recebeu o título de Grande Mestre pela FIDE em 2002.

Delgado jogou por Cuba nas Olimpíadas de Xadrez de 2002 , 2004 e 2006. Desde 2014, ele representa o Paraguai nesta competição e atualmente é o número 1 do país vizinho.

Apesar de não ter se saído muito bem no IV ABIERTO DE MONTEVIDEO COPA MARCEL DUCHAMP, Neuris se recuperou muito bem nos últimos torneios e ficou com a 3ª colocação no VII FLORIPA CHESS OPEN 2021.

Com certeza esse é um nome a ser observado no Aberto do Brasil de Aparecida de Goiânia.

Darcy Lima

Darcy Lima nascido em 22 de maio de 1962 na cidade do Rio de Janeiro - RJ conquistou o título de Mestre Internacional em 1989 e Grande Mestre em 1997, tendo representado o Brasil em várias Olimpíadas. No ano de 2003 tornou-se campeão brasileiro absoluto pela 3ª vez, sendo apontado pelo site russo Chess Siberia como o melhor jogador de xadrez de setembro daquele ano.

Foi presidente da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX até janeiro desde anos, função administrativa que não afastou o GM dos tabuleiros, que ainda compete, embora em menor intensidade. Atualmente ele é o jogador nº 8 do país, segundo a FIDE e obteve um resultado expressivo no VII FLORIPA CHESS OPEN 2021. Com certeza Darcy Lima é um nome a ser lembrado no xadrez brasileiro e um real candidato ao Aberto do Brasil de Aparecida de Goiânia.

Serviço

Local: Aparecida Shopping - Av. Independência - Quadra Área - Lote 01 - S/N - Setor Serra Dourada - 3ª Etapa, Aparecida de Goiânia – GO

Datas e horários:

Sexta-feira (26) – R1 15h e R2 20h

Sábado (27) –  R1 14h e R2 19h

Domingo (28) –  R1 10h e R2 15h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias