Domingo, 07 de Março de 2021
(62) 98592-3093
Opinião Artigo

Investir na compra de imóveis se torna ainda mais vantajoso

Por Ricardo Reis

17/02/2021 17h59
47
Por: Redação
Investir na compra de imóveis se torna ainda mais vantajoso

 

A intenção de compra de imóveis nunca foi tão grande, e no que depender das taxas de juros, muitas famílias devem ter em 2021 o sonho do imóvel próprio concretizado. Um dos indicativos vem de pesquisa divulgada em janeiro pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do Grupo Zap, que aponta alta proporção de pessoas, que declararam que pretendem adquirir um imóvel nos próximos três meses. A porcentagem passou de 43% no 2º trimestre para 48% no 3º trimestre de 2020.

Em fevereiro, a taxa básica de juros (Selic) que é de responsabilidade do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) segue fixada a 2% ao ano, o que sinaliza uma boa vantagem para quem deseja comprar empreendimentos imobiliários. Portanto, atualmente, seja para investimento ou moradia, está mais vantajoso do que manter as economias guardadas em rendimento.

Outro benefício está nas taxas de juros para financiamento imobiliário, que variam atualmente de 5,95% a 6,70% ao ano dependendo da instituição financeira. A pandemia também abriu caminho para que aquele cliente que estava em casa passasse a analisar mais a sua moradia. Então hoje, temos recebido tanto quem quer investir, quanto quem quer fazer um upgrade no seu imóvel.

Uma situação que força essa alavancagem de vendas também está na disparada do IGP-M, que subiu 2,58% em janeiro de 2021, percentual superior ao apurado em dezembro, quando havia apresentado taxa de 0,96%. Em 12 meses, o índice acumula alta de 25,71%. Tal índice de inflação é conhecido por reajustar os contratos de aluguel, ou seja, muitas pessoas optaram por trocar o aluguel pela parcela do financiamento.

Em Goiás, o número de lançamentos de imóveis será grande em 2021, o que é outra vantagem para os consumidores. O imóvel na planta para quem deseja investir é uma boa opção, uma vez que é possível negociar o valor e ainda aproveitar a primeira tabela de venda, com preços mais atrativos. A GPL Incorporadora, por exemplo, apresentou ao mercado em janeiro, o Bliss Enjoy Life, primeiro empreendimento dentre os vários que ainda estão previstos para esse ano.

Na hora da pesquisa para adquirir o imóvel é imprescindível avaliar, entre outros pontos, se o valor de parcela cabe no seu bolso e se não irá te endividar. A localização do empreendimento também merece atenção, porque está diretamente ligada a valorização do imóvel no futuro.

E por fim, mas não menos importante, está a credibilidade das empresas envolvidas na construção do empreendimento, que também deve ser analisada. Os prazos de entrega, o cumprimento fiel da execução do projeto que foi adquirido na planta, a qualidade de gestão e a reputação de mercado também estão entre os tópicos a serem considerados na compra do imóvel.

Ricardo Reis é engenheiro e diretor da GPL Incorporadora

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 10h51 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

24° Sensação
4 km/h Vento
78% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias