Quinta, 02 de Dezembro de 2021
26°

Muitas nuvens

Goiânia - GO

Saúde Tocantins

Saúde realiza ato simbólico da campanha Outubro Rosa para prevenção contra o câncer

Servidores incentivam a prevenção ao câncer de mama e útero

22/10/2021 às 13h30
Por: Lorena Lázaro Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido, conversou com os servidores para desmistificar a ideia da prevenção sobre o câncer - Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
Gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido, conversou com os servidores para desmistificar a ideia da prevenção sobre o câncer - Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

No mês de conscientização contra o câncer de mama, servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) realizam ato simbólico para chamar a atenção da população para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Todos os servidores vestidos ou com adornos rosa reforçam a premissa que a prevenção é a melhor estratégia para o controle destas doenças.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

O Secretário de Estado da Saúde Interino, Afonso Piva de Santana, destacou que a pasta que cuida da saúde da população também deve ser cuidada. “Necessitamos que todos tenham a consciência da prevenção, nossos servidores que trabalham com saúde diariamente, também devem fazer seus exames preventivos e levar a informação de atitudes saudáveis a todos os lugares”.

O gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido, conversou com os servidores para desmistificar a ideia da prevenção sobre o câncer, apenas nos meses de conscientização. “O trabalho preventivo deve ocorrer diariamente, mês a mês. Todas as Unidades de Saúde do Estado tem capacidade para realizar exames preventivos, contra o câncer de mama e colo de útero. O trabalho dos profissionais de Saúde nas Unidades Básicas é identificar ou suspeitar de um possível câncer, e, a partir disso, encaminhar o paciente para a rede onde será feito os demais atendimentos e tratamento se confirmado o caso. Então, o mês de conscientização não é só outubro, e sim os 12 meses do ano”, destacou.

Campanha

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização internacional, criada no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, incentivar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Todos os anos se faz um alerta às mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Controle do câncer do colo do útero

O método de rastreamento do câncer do colo do útero é o exame citopatológico (exame de Papanicolaou), oferecido gratuitamente pelos municípios tocantinenses, que deve ser oferecido àsmulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Isso pode incluir homens trans e pessoas não binárias designadas mulher ao nascer.

Controle do câncer de mama

O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia que deve ser dirigida às mulheres na faixa etária e periodicidade certa. A mamografia é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos com periodicidade de dois anos. O exame de mamografia serve para avaliar uma alteração suspeita na mama e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica. Como no caso das citologias, as mamografias são ofertadas gratuitamente pelos municípios tocantinenses.

Saúde realiza ato simbólico da campanha Outubro Rosa para prevenção contra o câncer
Servidores da Saúde em prol da campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero - Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
Saúde realiza ato simbólico da campanha Outubro Rosa para prevenção contra o câncer
Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais - Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO Atualizado às 09h56 - Fonte: ClimaTempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

Sex 30°C 20°C
Sáb 29°C 21°C
Dom 30°C 20°C
Seg 30°C 20°C
Ter 27°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias