Sábado, 23 de Outubro de 2021
30°

Nuvens esparsas

Goiânia - GO

Internacional BLACKOUT

Porque Facebook, Instagram, WhatsApp ficaram quase seis horas fora do ar

As ações do Facebook, que tem quase 2 bilhões de usuários ativos diários, caíram 4,9% na segunda-feira

04/10/2021 às 21h10
Por: Lorena Lázaro
Compartilhe:
Os logotipos do Facebook, Whatsapp e Instagram são exibidos através de vidro quebrado nesta ilustração tirada em 4 de outubro de 2021. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Os logotipos do Facebook, Whatsapp e Instagram são exibidos através de vidro quebrado nesta ilustração tirada em 4 de outubro de 2021. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

 

 Facebook, Instagram e WhatsApp pelo menos parcialmente reconectados à internet global no final da tarde de segunda-feira, horário do Leste, quase seis horas após uma paralisação que paralisou a plataforma de mídia social.

 

O Facebook e seus aplicativos de WhatsApp e Instagram ficaram escuros por volta do meio-dia horário do Leste (1600 GMT), no que o grupo de monitoramento de sites Downdetector disse ser a maior falha que já tinha visto.

 

Por volta das 17h45 (horário de Brasília), alguns usuários começaram a recuperar o acesso parcial aos três aplicativos.

 

A paralisação foi o segundo golpe para o gigante das mídias sociais em tantos dias depois que um denunciante no domingo acusou a empresa de priorizar repetidamente o lucro sobre a repressão ao discurso de ódio e à desinformação.

 

"Para cada pequeno e grande negócio, família e indivíduo que depende de nós, sinto muito", tuitou o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, acrescentando que "pode levar algum tempo para chegar a 100%".

 

As ações do Facebook, que tem quase 2 bilhões de usuários ativos diários, caíram 4,9% na segunda-feira, sua maior queda diária desde novembro passado, em meio a uma venda mais ampla de ações de tecnologia. As ações subiram cerca de meio por cento no comércio após o expediente após a retomada do serviço.

 

Especialistas em segurança disseram que a interrupção pode ser resultado de um erro interno, embora a sabotagem por um informante seria teoricamente possível.

 

"O Facebook basicamente trancou suas chaves em seu carro", tuitou Jonathan Zittrain, diretor do Berkman Klein Center for Internet & Society de Harvard.

 

Logo após o início da paralisação, o Facebook reconheceu que os usuários estavam tendo problemas para acessar seus aplicativos, mas não forneceu detalhes sobre a natureza do problema ou disse quantos usuários foram afetados pela paralisação.

 

A mensagem de erro na página web do Facebook sugeriu um erro no DNS (Domain Name System, sistema de nomes de domínio), que permite que endereços da Web levem os usuários para seus destinos. Uma paralisação semelhante na empresa de nuvem Akamai Technologies Inc (AKAM. O) derrubou vários sites em julho.

 

Vários funcionários do Facebook que se recusaram a ser nomeados disseram acreditar que a paralisação foi causada por um erro de roteamento interno para um domínio da internet que foi agravado pelas falhas das ferramentas de comunicação interna e outros recursos que dependem desse mesmo domínio para funcionar.

 

O Facebook, que é a segunda maior plataforma de publicidade digital do mundo, estava perdendo cerca de US$ 545.000 em receita de anúncios nos EUA por hora durante a paralisação, de acordo com estimativas da empresa de medição de anúncios Standard Media Index.

 

No domingo, Frances Haugen, que trabalhou como gerente de produto na equipe de desinformação cívica no Facebook, revelou que ela era a denunciante que forneceu documentos que sustentavam uma investigação do Wall Street Journal e uma audiência no Senado sobre o dano do Instagram a meninas adolescentes.

 

Haugen deveria pedir ao Congresso dos EUA na terça-feira para regular a empresa, que ela planeja se comparar às empresas de tabaco que por décadas negaram que o tabagismo prejudicou a saúde, de acordo com um testemunho preparado visto pela Reuters.

 

Reportagem de Eva Mathews e Subrat Patnaik em Bengaluru; Reportagem adicional de Tiyashi Datta, Nivedita Balu em Bengaluru, Joseph Menn em São Francisco e Sheila Dang em Dallas; Edição por Uttaresh.V, Shailesh Kuber, Anil D'Silva e Sonya Hepinstall

 

Texto publicado pela Agencia Internaicnal de notícias Reuters por Por Subrat Patnaik e Eva Mathews, Sheila Dang

 

Dê um giro: 

Brasil é o campeão mundial de pessoas ansiosas (gironoticiasgo.com.br)

Luciana Gimenez vende roupas grife a partir de R$39 em live solidária (gironoticiasgo.com.br)

Biah Carvalho lança seu primeiro single “Almost Us” (gironoticiasgo.com.br)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO Atualizado às 15h08 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 33°

Dom 31°C 19°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 21°C
Qua 30°C 22°C
Qui 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias