Sábado, 23 de Outubro de 2021
31°

Nuvens esparsas

Goiânia - GO

Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins implantará tecnologia para o monitoramento e o controle de indicadores do Plano ABC

Sistema permitirá o cadastro das Unidades de Referências Tecnológicas e Unidades de Aprendizado Tecnológico

22/09/2021 às 18h45
Por: Lorena Lázaro Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Tecnologia será desenvolvida pela ATI em parceria com a Seagro - Foto: Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
Tecnologia será desenvolvida pela ATI em parceria com a Seagro - Foto: Thaís Ramalho/Governo do Tocantins

Incentivar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis que contribuam com a redução da emissão de gases de efeito estufa e a preservação dos recursos naturais é um dos pilares do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), pretende contribuir com o desenvolvimento das atividades no Tocantins.

Um dos mecanismos para avaliar a efetividade das ações previstas no plano é a implantação do Sistema de Gestão do Plano ABC, que será feita pela ATI. O objetivo é que, por meio dessa ferramenta, as Unidades de Referências Tecnológicas (URTs) e as Unidades de Aprendizado Tecnológico (UATs) sejam cadastradas de forma que detalhem os indicadores ambientais, sociais, produtivos e econômicos dessas unidades.

O superintendente de Sistemas de Informação, Marinaldo Oliveira, informa que o primeiro passo da ATI será definir a metodologia de trabalho. “Inicialmente, será definida a metodologia com base no modelo de gestão do Plano ABC, por meio da ferramentaTarget. Depois, faremos um trabalho de levantamento, a fim de customizar a plataforma que tenha mais aderência ao projeto, para oferecer informações precisas e com maior exatidão. O prazo para implantação é de aproximadamente 60 dias e está previsto para iniciar na primeira quinzena de novembro”, afirma.

O presidente da ATI, Thiago Maciel, destaca a importância das ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de iniciativas de preservação ambiental. “As ferramentas tecnológicas, aplicadas à gestão e controle dos projetos de preservação ambiental, como o projeto ABC, contribuirão para tornar o estado do Tocantins referência nacional no uso de tecnologias inovadoras, fornecendo indicadores capazes de entregar informações assertivas nas ações a serem executadas”, garante.

O secretário da Seagro, Jaime Café, ressalta que o Tocantins é referência para todo o país, nas ações desenvolvidas no Plano ABC. “O Tocantins foi o primeiro estado a elaborar o Plano e ganhou destaque com as ações desenvolvidas e hoje é. O Governo do Tocantins tem muito a comemorar. Atualmente, temos 72 URTs ativas, entre as unidades do ABC Leite, ABC Corte, ABC Soja e as unidades de ILPF [Integração Lavoura-Pecuária-Floresta], isso democratiza o acesso dos produtores à tecnologia, porque as experiências estão espalhadas em várias regiões do Estado”, comemora.

O diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro, Fernando Garcia, completa que "o desenvolvimento e a implantação do Sistema de Gestão do Plano ABC/TO vão melhorar o processo de gestão do plano e reforçar o destaque já alcançado pelo Tocantins, colocando-o como referência. Também é uma ferramenta muito importante para geração de relatórios e monitoramento", frisa.

Entenda

Lançado em 2010, o Plano ABC foi criado com o objetivo de incentivar os produtores rurais para a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, que promovessem a segurança alimentar e preservassem o meio ambiente com a redução da emissão de gases causados pelo efeito estufa.

O Plano ABC é composto por sete programas. Seis deles são referentes às tecnologias de mitigação e um com ações de adaptação às mudanças climáticas. O Plano ABC, que atualmente é referência nacional no Tocantins, é dividido em Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO Atualizado às 15h49 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 33°

Dom 31°C 19°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 21°C
Qua 30°C 22°C
Qui 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias